13.1 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Existem Médicos Suficientes

Várias são as vezes que, até por alguma experiência própria, chego à conclusão que ao contrário daquilo que parece e nos é possível constatar nos Centros de Saúde, os médicos existentes no nosso País serão suficientes para satisfazer as solicitações dos respectivos utentes!… daí não se compreender qual a razão que para se conseguir uma consulta médica num Centro de Saúde Público, leva por vezes… alguns meses de espera.

Porém, optando por este mesmo serviço privado, obtém-se a consulta quase de imediato ou num prazo dito de razoável que poderá ir até aos sete dias – Feita esta análise e contabilizando  os encargos com deslocações e tempos perdidos para conseguir a consulta no público, fica mais vantajoso para o utente pagar a consulta no privado, com a vantagem ainda de poder escolher o médico.

Assim, parece também o problema ficar solucionado mas, não fica !… porque quando é necessário fazer análises laboratoriais ou exames de imagem radiológica e digital, para que o utente possa pelo menos usufruir dos seus direitos de descontos junto do Serviço Nacional de Saúde (S.N.S.), necessita possuir requisições para esses exames passadas pelos respectivos serviços; ao contrário do que já acontece (e muito bem) com as receitas para fármacos, as quais, quando passadas fora do S.N.S. já é aplicado nas farmácias os descontos a que os utentes têm direito.

Analisando este assunto com simples apreciação, conclui-se que quando os médicos particulares puderem fazer requisições para todos os exames necessários, do mesmo modo como já fazem as receitas para medicamentos, ou seja, com o direito a desconto no acto de execução sem necessidade de prévia autorização do S.N.S. ou CRSS, então os médicos existentes passarão a ser mais que suficientes para melhorar o sistema. Parece simples !?… e será que não é ?… Em termos de custos, parece que também não iria sobrecarregar os já existentes, uma vez esses serviços terem de ser executados, independentemente de qual o médico a requisitá-los.

Entretanto e porque certamente no Serviço Público existem dados para se saber os custos médios em que fica cada consulta prestada pelos médicos ao serviço, ficaria muito bem e seria justo que cada utente beneficiário do sistema, fosse posteriormente reembolsado por um valor correspondente a essa média, mediante a apresentação do justificativo de pagamento no médico particular; o excesso, a existir… seria suportado pelo utente. – Não seria isto viável?… pessoalmente penso que sim.

Passaria a existir mais vagas nos Centros de Saúde e assim deixaria de se abusar da paciência dos utentes, evitando assim a sua irritabilidade e consequente mau estado de saúde.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 321 vezes

Artigos Relacionados

Santarém merece mudar

Portal Alcanede

Em Alcanede são desperdiçados mais de 45 Milhões de litros de água por ano

Portal Alcanede

Portal de Alcanede celebra 7 anos de existência

Carlos Coelho