15 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Novembro, 2021
Sociedade

1ª Prova de Vinhos em Aldeia da Ribeira contou com 19 representações

O salão do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira recebeu, nos dias 22 e 23 de março de 2014, a 1ª Edição da Prova de Vinhos. O evento, organizado pela coletividade local, destacou-se pelas provas de vinhos, gastronomia, mostra de artesanato e doçaria e pelo convívio entre todos, premiando ainda os melhores vinhos a concurso. Ao todo, entre produtores e participantes, marcaram presença no certame 19 representações, todas de Aldeia da Ribeira, Vale do Soupo ou Vale das Caldas.

Segundo a organização, os objetivos da iniciativa passam por três pontos essenciais, “dar a provar um conjunto de vinhos de qualidade, promover o que de bom se faz em Aldeia da Ribeira e homenagear os produtores que ainda não desistiram de trabalhar a terra”, ano após ano, “para produzirem os seus vinhos”.

A prova iniciou-se no final da tarde de sábado, na presença de muito publico que aproveitou para jantar e assistir à atuação dos alunos da Escola de Danças de Salão de Aldeia da Ribeira, que acabavam de chegar de uma competição, bem sucedida, no Entroncamento.

No último dia do evento, a forte afluência de público, de toda a freguesia de Alcanede, voltou a ser notada, até pela participação ativa na votação do melhor néctar. Enquanto decorreu a Prova de Vinhos, além dos petiscos servidos, o evento contou com uma mostra/venda de artesanato e de doçaria, da responsabilidade de “artistas” locais.

O enólogo provou e decidiu atribuir ao produtor António Alexandre – (Vinho 10) – o 1º prémio do concurso, ficando em 2º lugar Amândio Rodrigues da Mãe – (Vinho 17) -, cabendo a Carlos Inácio – (Vinho 1) – o 3º prémio. O público decidiu de forma não muito diferente, atribuindo a António Alexandre – (Vinho 10) – o 1º lugar, a Amândio Rodrigues da Mãe – (Vinho 17) – a 2ª posição e a Leopoldo dos Santos – (Vinho 7) – o 3º lugar neste certame.

Numa nota de informação enviada ao Portal de Alcanede, o C.C.R.A.R agradece a colaboração “do enólogo, Sr. Carlos Pereira e de todos os produtores que ofereceram o vinho para o concurso”, assim como, “a todos os elementos da Escola de Danças de Salão, pelo brilho que acrescentaram à noite de sábado, aos representantes do executivo da Junta de Freguesia de Alcanede, e a todas as pessoas que colaboraram para que a festa fosse um sucesso, dando uma palavra de especial apreço às senhoras cozinheiras”, citámos.

A 1ª edição da Prova de Vinhos contou com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, Junta de Freguesia de Alcanede e do Portal de Alcanede.

Ver Fotos (C.C.R.A.R.)

Prova Vinhos 1 
 

Artigos Relacionados

Gesto benemérito marca festejos anuais em Espinheira

Paulo Coelho

Câmara de Santarém dá luz verde ao projeto de empreitada do Pavilhão Desportivo de Alcanede

Portal Alcanede

Junta de freguesia de Alcanede quer consumidores mais esclarecidos

Carlos Coelho